Programação Scratch

Aprenda pulo e gravidade no Scratch

Olá, querido(a) aluno a Martec, hoje vamos aprender como você consegue pular com efeito de gravidade usando o Scratch.

Farei passo a passo para facilitar o entendimento da Lógica de programação.

Abra seu projeto na aba lateral do seu navegador CLICANDO AQUI, depois volte para a aula.

O projeto começa com o movimento para direita, primeiro passo é incluir o movimento para esquerda.

Primeiro desafio (PASSO 1) faça o movimento para esquerda. Não lembra como faz o movimento para esquerda? Então relembre os conceitos de eixo X e Y da AULA CLICANDO AQUI

PASSO 2:

O cenário do projeto já possui duas fantasias de gatos, uma fantasia com o gato parado e outra com o gato andando, veja clicando na aba Fantasia do Scratch.

Agora vamos fazer seu gato andar trocando a fantasia.

Note que seu código SEMPRE executa os comandos dentro do bloco SE seta para direita, então basta incluir o comando próxima fantasia que o código SEMPRE irá ficar trocando de uma fantasia para outra, se quiser melhorar e colocar um tempo entre a próxima fantasia ficaria bem legal o movimento.

Incluindo gravida no seu jogo.

PASSO 3:
Precisa ser criado uma variável para atribuir um valor da posição da gravidade.

Seu projeto já veio com a variável criada com o nome de gravidade.

Agora você irá primeiramente quando iniciado o jogo (clique na bandeira verde) você deve mover seu personagem para a posição inicial, depois você deve incluir o valor ZERO na variável gravidade e depois colocar um LOOP que SEMPRE adicione -0,5. Neste código você está dizendo independente qual posição esteja seu personagem, sempre você vai jogar a gravidade para baixo.

Só que para isso funcionar você também precisa quando iniciado o jogo adicionar a Y (LEMBRA que o eixo Y é vertical?) então você SEMPRE vai fazer seu personagem descer GERANDO O EFEITO GRAVIDADE.

Agora que você inclui o efeito gravidade seu jogo deve estar bem estranho, né? Seu personagem fica andando lá embaixo da tela, né? kkkkk

Para corrigir isso vamos para o PASSO 4:
Então vamos incluir o efeito pulo quando a tecla for clicada para cima atribua na sua variável o valor 10, jogando seu personagem 10 posições para cima do eixo Y (VERTICAL).

Pronto agora você já consegue pular com seu personagem. Só que ele ainda continua lá embaixo na gravidade, vamos resolver isso no passo 5.

PASSO 5:

Quando for iniciado o jogo na bandeira verde, inclua o LOOP SEMPRE e se tocar no seu ATOR (personagem) chão, mude a variável para 0.6 anulando e efeito da gravidade.

Você precisa refazer a aula do labirinto para entender melhor esse conceito caso não fique claro.

PASSO 6:

Para o efeito da gravidade ficar PERFEITO inclua no código que você fez o personagem pular um comando de espere 2 segundos, com isso quando seu personagem pular esperando 2 segundos o código já puxou ele para baixo gerando o efeito de gravidade.

Agora você já pode até construir um jogo super legal, crie seu personagem, cenário e continue estudando aqui com a gente, continuaremos ensinar mais coisas legais do Scratch.

Divirta-se!