Programação Portugol

Entenda o que é um Algoritmo e como funciona (Exemplos Portugol)

Algoritmo é uma sequência lógica, atividades executadas uma a uma com ação e reação, que tem o objetivo de executar uma tarefa.

Foi feito para otimizar processos, organizar ações e é muito usado na ciência da computação. Veja um exemplo básico de algoritmo abaixo:

Outro exemplo:

Mais um exemplo:

Parece fácil uma pessoa comum realizar esse tipo de tarefa, né? E para o computador executar as tarefas, é fácil?

É muito mais fácil desde que tenha uma pessoa que saiba programar para ensinar passo-a-passo para o computador.

É por isso que o papel do programador é tão importante, o computador não consegue fazer nada sozinho, sempre irá precisar do técnico de computador para poder ensiná-lo programando algoritmos simples e complexos.

VAMOS CONHECER MAIS CONCEITOS IMPORTANTES!

O QUE SÃO VARIÁVEIS E PARA QUE ELAS SERVEM NA PROGRAMAÇÃO?

Uma variável é um espaço na memória do computador destinado a um dado que é alterado durante a execução do algoritmo.

Para funcionar corretamente, as variáveis precisam ser definidas por nomes e tipos. Veja os diferentes tipos de dados:

inteiros: números inteiros (0, 1, 2 , 3…)

reais: números inteiros e decimais (0; 1,2 ; 2,1 ; 3)

caracteres: números reais, letras e outros símbolos

lógico: comandos de VERDADEIRO ou FALSO

Você pode imaginar que as variáveis são como “gavetas” destinadas a guardar algo mutável ao longo do tempo.

Usos de variáveis

As variáveis são muito importantes para o funcionamento de programas e aplicações dos mais diversos tipos que lidam com cálculos, condições, repetições e qualquer outro dado mutável durante o seu funcionamento.

Exemplo de estrutura básica para a estruturação de algoritmos em Portugol Studio com declaração das variáveis.

programa
 {
  funcao inicio()
  {
	// declaração de variáveis
	inteiro minhaidade //apenas número inteiro
	real meudinheiro //numero fracionado exemplo 10.5 (precisa ser ponto, não pode ser vírgula)
	cadeia meunome // Caracteres precisa ser atribuido em aspa dupla exemplo "Homem Aranha"
	caracter letrafavorita // apenas um caracter precisa ser atribuido aspa simples 'A'
	logico moradordafavela // só pode usar verdadeiro ou falso

	// atribuição de valores
	moradordafavela = verdadeiro
  letrafavorita = 'A'
  meudinheiro = 0

	// entrada de dados
	escreva ("Informe o nome:")
	leia (meunome)
	escreva ("Informe a idade:")
	leia (minhaidade)
	escreva ("Informe quanto você tem de dinheiro:")
	leia (meudinheiro)

  // Limpa a tela
  limpa()

	// saída de dados
		escreva ("Olá, tudo bem? Meu nome é ", meunome, " eu tenho ", minhaidade, " anos ")
    escreva(",tenho na careira o valor de R$ ", meudinheiro)
  }
}

Instale ou acesse O PORTUGOL STUDIO CLICANDO AQUI

OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NA PROGRAMAÇÃO-

Exemplo de um algoritmo em Portugol que leia 2 valores e calcule as 4 operações básicas sobre eles.

programa
  {
    funcao inicio()
     {
        real x, y, soma, sub, mult, div
		escreva("Informe o primeiro número: ")
		leia(x)
		escreva("Informe o segundo número: ")
		leia(y)
		soma = x + y
		sub = x - y
		mult = x * y
		div = x / y
		escreva("\nSOMA: ", soma)
		escreva("\nSUBTRAÇÃO: ", sub)
		escreva("\nMULTIPLICAÇÃO: ", mult)
		escreva("\nDIVISÃO: ", div, "\n")
	}
}

Instale ou acesse O PORTUGOL STUDIO CLICANDO AQUI

Vamos aprender um pouco mais:

Vamos praticar a traduzir um algoritmo lendo um fluxograma. Faça um algoritmo utilizando a técnica de fluxograma para calcular a média entre duas notas e mostrar ou resultado, informando se o aluno foi “Aprovado” ou “Reprovado”. Para ser aprovado, a média do aluno deve ser maior ou igual a 6,0.

Veja um exemplo de um algoritmo programado em Portutgol Studio:

Instale ou acesse O PORTUGOL STUDIO CLICANDO AQUI

Veja outro exemplo de um algoritmo programado em Scratch:

Pratique e faça direto no SCRATCH ONLINE CLICANDO AQUI ou pode ser instalado no computador.

Praticou bastante?

Agora vamos para os exercícios ! Construa os algoritmos básicos:

1) Faça um programa que leia o nome de uma pessoa e mostre uma mensagem de boas vindas para ela:

Ex:

Qual é o seu nome? João da Silva

Olá João da Silva, é um prazer te conhecer!

Uma chance, exercício resolvido no Scratch:

2) Crie um programa que leia o nome e o salário de um funcionário, mostrando no final uma mensagem.

Ex:

Nome do Funcionário: Maria do Carmo

Salário: 1850,45

O funcionário Maria do Carmo tem um salário de R$1850,45 em Junho.

3) Desenvolva um algoritmo que leia dois números inteiros e mostre o somatório entre eles.

Ex:

Digite um valor: 8

Digite outro valor: 5

A soma entre 8 e 5 é igual a 13.

4) Faça um programa que leia um número inteiro e mostre o seu antecessor e seu sucessor.

Ex:

Digite um número: 9

O antecessor de 9 é 8

O sucessor de 9 é 10

5) Crie um algoritmo que leia um número real e mostre na tela o seu dobro e a sua terça parte.

Ex:

Digite um número: 3.5

O dobro de 3.5 é 7.0

A terça parte de 3.5 é 1.16666

6) Faça um algoritmo que leia quanto dinheiro uma pessoa tem na carteira (em R$) e mostre quantos dólares ela pode comprar. Considere US$1,00 = R$3,45.

7) Crie um programa que leia o preço de um produto, calcule e mostre o seu PREÇO PROMOCIONAL, com 5% de desconto.

8) Faça um algoritmo que leia o salário de um funcionário, calcule e mostre o seu novo salário, com 15% de aumento.

9) A locadora de carros precisa da sua ajuda para cobrar seus serviços. Escreva um programa que pergunte a quantidade de Km percorridos por um carro alugado e a quantidade de dias pelos quais ele foi alugado. Calcule o preço total a pagar, sabendo que o carro custa R$90 por dia e R$0,20 por Km rodado.

10) Crie um programa que leia o número de dias trabalhados em um mês e mostre o salário de um funcionário, sabendo que ele trabalha 8 horas por dia e ganha R$25 por hora trabalhada.

Boa sorte!

O que você irá desenvolver aprendendo programação?

▪ Desenvolver e organizar o raciocínio lógico.

▪ Compreender a estrutura básica de algoritmos.

▪ Solucionar problemas de ordem computacional por meio de algoritmos estruturados, utilizando estrutura sequencial.

▪ Fazer com que você seja capaz de resolver problemas por conta própria.