

Como um programa armazena as informações?
Quando você cria uma variável, você diz para o computador:
Computador você pode guardar alguma informação nesta caixa, ok?

Conheça os tipos de variáveis do Portugol Studio:

Se você não criar a sua variável seu computador não saberá que existe uma “caixa” para guardar algo. Existem modelos de “caixas” diferentes, você não pode guardar o nome do tipo cadeia no salario tipo real. Veja exemplo de declaração de variáveis


O programador pode trocar o valor da variável, note no programa acima, o valor inicial foi trocado por um valor maior, é como colocar outra coisa dentro na “caixa”


Eu posso dividir meu programa em diversas partes menores?

Vamos ensinar como criar um menu utilizando uma função:

Escreva o código exemplo da função chama_menu() abaixo da função inicio(), depois coloque o nome da função chama_menu() para ser chamada dentro da função inicio() e faça um teste.

Você verá o resultado abaixo:


Boa sorte!
Abaixo o código pronto do desafio, não copie o código, tente fazer sozinho. Você será um grande programador se praticar bastante lógica de programação.
programa {
inteiro votos_bonito = 0
inteiro votos_feio = 0
cadeia nome
funcao inicio() {
escreva("Nome do participante: ")
leia(nome)
chama_menu()
}
funcao chama_menu()
{
inteiro opcao
escreva("\n Escolha Uma Opção:")
escreva("\n 1 - Vote")
escreva("\n 2 - Resultado da votação")
escreva("\n Opção: ")
leia(opcao)
limpa()
escolha(opcao)
{
caso 1:
vote()
pare
caso 2:
resultado_votacao()
pare
caso contrario:
escreva("Opção Inválida!")
chama_menu()
}
}
funcao vote()
{
inteiro opcao
escreva("\n Você acha o ", nome, " bonito? Vote:")
escreva("\n 1 - Bonito(a)")
escreva("\n 2 - Feio(a)")
escreva("\n 3 - Retorne ao menu principal")
escreva("\n Opção: ")
leia(opcao)
limpa()
escolha(opcao)
{
caso 1:
votos_bonito = votos_bonito + 1
vote()
pare
caso 2:
votos_feio = votos_feio + 1
vote()
pare
caso 3:
chama_menu()
pare
caso contrario:
escreva("Opção Inválida!")
chama_menu()
}
}
funcao resultado_votacao()
{
escreva("\n", votos_bonito, " pessoas votaram Bonito para o ", nome)
escreva("\n", votos_feio, " pessoas votaram Feio para o ",nome)
}
}

Conheça os operadores matemáticos usados na programação

Desvios condicionais, fazendo seu programa tomar decisões!

O que é uma FUNÇÃO na programação (e como utilizar)?
